quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jogo e Esporte

O jogo e o Esporte, diferente do que eu pensava, não são iguais.

Apesar de suas semelhanças, eles possuem características que os diferenciam. Como já foi escrito, em alguns POSTS abaixo, o jogo possui características que o definem: É ritualizado, espontâneo, prazeroso, tenso, livre, sério, possui regras, espaço tempo definidos e as vezes um estraga-prazeres. (HUIZINGA Johan - Homo Ludens)

Os esportes possuem muitas semelhanças com os jogos: vôlei é parecido com o Câmbio, o Handebol com a Queimada, o Futebol Americano com o Rouba Bandeira. Estas são semelhanças são explicadas no livro ESPORTE história e sociedade - vários autores, no qual ele afirma que os Esportes são derivados de jogos.

Irei abordar aqui, da mesma forma que abordei em meu trabalho: apresentando as características de jogo, e mostrando as diferenças juntamente com as semelhanças que Jogo e Esporte têm:
  • · Todo jogo possui regras, que são definidas por seus jogadores. No esporte são definidas por confederação, juízes e outros orgãos que as coordena.
  • · O jogo é sério pra quem está jogando, mas a seriedade do esporte é outra, pois estão treinando ou competindo por um prêmio, ou por ser seu trabalho. No jogo é por diverção mas não deixa de ser sério, ninguem gosta que estraguem sua diverção.
  • · Para ser jogo tem que ser feito de livre e espontânea vontade. Já no esporte nem sempre é livre e espontâneo, os treinos e os campeonatos são marcados e é sua obrigação comparecer, se não, será punido.
  • · O jogo é PRAZEROSO, o esporte também pode ser, mas se jogado com o intúito de lazer, assim como define Tubino. Mas em alto rendimento pode não ser, pois ocorrem treinos repetitivos e exaustivos, podendo até causar lesões desprazerosas.
  • · O jogo possui um clima TENSO. O esporte também possui tensão, mas assim como a seriedade, a tensão do esporte é um pouco diferente, pois é causada pelo medo de perder a competição, não pelos simples fato da competição, mas pelo fato de poder perder a posição no time, o campeonato e o prêmio.
  • · O jogo possui realidade própria. O esporte de alto rendimento não, a realidade é a mesma pois não é usado como intuito principal da diverção e sim da competição, muitas vezes usado como trabalho.
  • · Possuem Tempo e espaço definidos. No esporte o tempo e espaço são definidos (assim como as regras) por pessoas externas, como juízes, confederações...
  • · E em algumas vezes possui um estraga-prazeres. No esporte o estraga prazeres nem sempre existe, pois nem sempre existe o prazer no esporte de alto rendimento.

O Esporte (de alto rendimento, se formos classificar como Tubino) além dessas semelhanças com o jogo possui caráter puramente econômico e político, talvez por causa e para a causa do capitalismo como cita Bacht - A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...capitalista - . Possui grande influência da mídia.

Pós perceber isso comecei a olhar o Esporte com outros olhos, antes eu também pensava: "Esporte é Saúde" ou o "Esporte Educa para a vida", mas percebi que nem sempre é saúde, e que educa sim, para uma vida de controle, na qual 'poucos conseguem vencer', onde a competição é exagerada, individualista e que tudo por trás do Esporte tem caráter puramente financeiro e político. Peguei uma certa raiva, sei lá...

Se o objetivo dos professores era fazer com que os futuros profissionais alí presentes percebessem o perigo de aplicar uma Educação Física apenas Tecnicista e Competitiva nas escolas, comigo, eles conseguiram.

Referências:

No jogo:


HUIZINGA, J. Homo Ludens

Oliveira V. O que é Educação Física

KISHIMOTO T. Jogo Brinquedo Brincadeira e a Educação


No esporte:


BRACHT V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...Capitalista

PRONI M.W Brohm e a organização capitalista do esporte (ESPORTE história e sociedade)

TUBINO M. O que é Esporte


COMO JOGO A QUEIMADA:



COMO ESPORTE O HANDEBOL:



Encontramos uma característica do esporte não citada a cima como os Uniformes, obrigação no esporte.
É facil diferênciar, no esporte hà obrigação, no jogo é tudo é opção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário